Conheça os benefícios da osteopatia para os atletas do ciclismo

Muitas pessoas têm uma bicicleta como uma companheira de lazer com família, amigos ou até mesmo sozinho. Seja de forma amadora ou profissional, o ciclismo é uma prática de esporte bastante cultuada Brasil. Porém poucas pessoas sabem da diversidade desse esporte. Ele possui diversos, sendo eles: o ciclismo de estrada (mais comum), mountain bike, bmx (bicicross, motocross e estilo livre), downhill, e gravel.

Por sempre buscar a posição perfeita para uma melhor aerodinâmica ou a melhor posição para andar de bicicleta nos finais de semana, os praticantes estão sujeitos ao surgimento das lesões. Elas podem ser traumáticas como as quedas, lesões musculares, ligamentares, dores nas costas, no pescoço e ombros muitas vezes causados justamente por não estar com o ajuste adequado da bicicleta. Podem ocorrer também lesões compressivas, causando dormência e formigamento na região do períneo.

No que diz respeito a prevenção e tratamento das dores e das lesões do ciclismo, a osteopatia é uma excelente abordagem a ser utilizada. O osteopata fará os ajustes adequados no corpo do indivíduo para que ele tenha um melhor desempenho durante a prática esportiva, além de auxiliar e orientar o ciclista sobre a melhor ergonomia que ele deve ter na bicicleta.

Tags :

Tratamentos

Sobre

Autor: Dr. Rodrigo Vaz

Graduado em fisioterapia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e em osteopatia pela Escola de Osteopatia de Madrid, além de ter formação também de RPG (reeducação postural global), tratamento da escoliose, tratamento da dor, terapia manual e pilates.