Escoliose: tudo que você precisa saber

A escoliose é uma torção da coluna em seu próprio eixo, curvando-se para um lado e rodando para o outro, podendo ainda curvar-se para frente (aumentando a cifose) ou para trás (retificando a coluna). A escoliose pode ser uma torção do tipo “C” ou do tipo “S” e pode ser classificada em funcional ou estrutural. Ela se manifesta normalmente na infância e o quanto antes iniciar o tratamento, melhores serão os resultados.

TIPOS DE ESCOLIOSE

A escoliose pode ser classificada como congênita, idiopática, neuromuscular, pós-traumática e degenerativa (mais comum no adulto). Ela pode afetar tanto a coluna lombar quanto a coluna torácica. A escoliose acomete mais as pessoas do sexo feminino quando comparada com pessoas do sexo masculino. Ela pode ser uma escoliose leve ou uma escoliose grave, depende do grau que ela possui.

QUAIS OS SINAIS DA ESCOLIOSE?

Um jeito simples de você perceber se seu filho (a) pode ter escoliose é analisar visualmente a postura. É possível notar na escoliose que um ombro fica mais alto do que o outro, um lado da bacia (pelve) fica mais alto do que o outro, o corpo tende a se inclinar mais para um dos lados. Outros sinais que podem estar associados com a escoliose são a fadiga nos músculos das costas e presença de dores nas costas.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA ESCOLIOSE?

O diagnóstico da escoliose ocorre de forma clínica através de exames de imagem, preferencialmente a radiografia panorâmica da coluna vertebral e também da avaliação postural. Também podem ser solicitados a tomografia computadorizada e a ressonância magnética. 

ESCOLIOSE TEM CURA?

O sucesso do tratamento vai depender de diversos fatores como: diagnóstico precoce da escoliose, assiduidade e comprometimento do paciente com o tratamento e também da gravidade da escoliose.

QUAL O TRATAMENTO DA ESCOLIOSE?

O tratamento da escoliose pode ser conservador ou cirúrgico. O tratamento conservador consiste em exercícios específicos e direcionados. Escolioses que tenham entre 10 e 24 graus, devem ser preconizados os exercícios específicos, aquelas que possuam entre 25 e 49 graus, além dos exercícios, o paciente deve fazer uso do colete 3D e para escolioses com curvas maiores do que 50 graus, o tratamento é cirúrgico.

Tags :

Patologias

Sobre

Autor: Dr. Rodrigo Vaz

Graduado em fisioterapia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e em osteopatia pela Escola de Osteopatia de Madrid, além de ter formação também de RPG (reeducação postural global), tratamento da escoliose, tratamento da dor, terapia manual e pilates.