Osteopatia: o que é e quais os benefícios?

A osteopatia é uma forma de avaliação e tratamento que tem um olhar completo sobre o seu corpo. O tratamento osteopático ajuda a aliviar as tensões musculares, a reduzir as dores e a corrigir as disfunções.  Através das mãos, o osteopata é capaz de avaliar e tratar os locais com maior tensão e assim devolver a harmonia e o movimento para o seu corpo.

A osteopatia tem como base a anatomia, a fisiologia, a patologia e a biomecânica. Possui 4 princípios fundamentais: a estrutura governa a função, a unidade do corpo, a autorregulação e a lei da artéria. A criação da osteopatia se deu no século 19 por um médico norte americano, Andrew Taylor Still.

QUAIS OS BENEFÍCIOS E INDICAÇÕES DA OSTEOPATIA?

Qualquer pessoa pode ser beneficiada pela osteopatia, do bebê ao idoso, do atleta amador ao profissional. Ela pode ser indicada para o tratamento de lesões musculoesqueléticas como torcicolos, dores nas costas, hérnias de disco, lombalgia, bursistes e tendinites, dores de cabeça. Mas a osteopatia também atua na esfera visceral, ajudando no tratamento de gastrite, refluxo, constipação, síndrome do intestino irritável, além da atuação com mulheres grávidas, aliviando as tensões musculares e ligamentares e dores que surgem principalmente na região lombar, ajudando a relaxar e assim contribuindo para que ocorra um parto mais natural. Cada pessoa será avaliada e tratada de acordo com as suas individualidades e particularidades.

QUAIS OS RISCOS DA OSTEOPATIA?

A osteopatia, como qualquer outra forma de tratamento, também possui riscos e contraindicações. Durante a avaliação, o osteopata saberá se o quadro clínico do paciente pode ser resolvido com a osteopatia ou se este paciente deve ser encaminhado para outro profissional.  

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OSTEOPATIA E QUIROPRAXIA?

Esta é uma pergunta bastante comum no meu dia a dia. Vou esclarecer alguns pontos e sanar essa dúvida. A osteopatia e a quiropraxia são semelhantes quando falamos em tratar problemas e também com relação as técnicas. Ambas atuam com as mãos, utilizam técnicas manipulativas e têm como objetivo devolver o equilíbrio para o corpo humano.

Porém, elas diferem entre si quando se fala de alguns conceitos durante as suas formações. A osteopatia e a quiropraxia também são diferentes quando o assunto é o local em que elas foram difundidas. Apesar da osteopatia ter sido criada nos Estados Unidos, seu conceito foi mais difundido na Europa, diferente da quiropraxia que se popularizou nos Estados Unidos.

Outra diferença entre as duas está na atuação. A quiropraxia atua basicamente no tratamento e prevenção de disfunções da coluna vertebral e dos membros superiores e inferiores. Já a osteopatia tem uma visão mais ampla, pois ela atua também no tratamento da coluna, dos membros superiores, inferiores, vísceras, crânio e metabólico.

Apesar de algumas diferenças, as duas abordagens possuem o mesmo objetivo: tratar o paciente com as mãos e sem a utilização de medicamentos.

Tags :

Técnicas

Sobre

Autor: Dr. Rodrigo Vaz

Graduado em fisioterapia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e em osteopatia pela Escola de Osteopatia de Madrid, além de ter formação também de RPG (reeducação postural global), tratamento da escoliose, tratamento da dor, terapia manual e pilates.