O guia definitivo para entender a dor no ciático

Sofrendo com dor no nervo ciático? Aprenda as causas e sintomas comuns de quem tem dor no ciático para que você possa entender, prevenir e tratar.

Dor no ciático é uma forma comum de dor neuropática que pode causar sensação de queimação, formigamento ou beliscão na parte de trás das pernas. Conhecer as causas, sinais e sintomas e opções de tratamento para dor no ciático pode ajudá-lo a controlar sua dor e reduzir as chances de novos episódios.

O QUE É O CIÁTICO?

O ciático é um nervo que sai da coluna lombar e do sacro em direção as pernas, chegando até o pé. É o maior nervo do corpo humano. O nervo ciático é responsável pela inervação de músculos da parte de trás da perna. A dor no ciático é uma condição provocada pela compressão do nervo, que pode ser na região lombar, nádegas e pernas. A dor no ciático pode variar de leve a grave e geralmente piora quando sentado ou em pé por longo tempo, ao dobrar a coluna para frente, ao levantar a perna quando está deitado.

O QUE CAUSA DOR NO CIÁTICO?

Dor no ciático é comumente causada por uma hérnia de disco, espasmo muscular, como por exemplo o piriforme, degeneração da coluna devido a alterações relacionadas à idade ou estreitamento do canal medular. Outras situações também podem provocar ou aumentar as dores no ciático como a gravidez, diferença no tamanho das pernas, atividades com muito peso, movimentos repetitivos na coluna.

SINTOMAS COMUNS DO CIÁTICO

Os sintomas comuns de quem sofre com o ciático incluem dor na perna, dormência em uma ou ambas as pernas, sensação de queimação, dificuldade em ficar em pé ou sentado por mais de alguns minutos, formigamento na perna e no pé, reflexos diminuídos no joelho e tornozelo. Em casos raros, pode ocorrer paralisia das pernas. A gravidade dos sintomas pode variar dependendo de quão o nervo é comprimido.

DIAGNOSTICANDO A DOR NO CIÁTICO

O diagnóstico de dor no ciático pode ser feito por meio de um exame clínico. O osteopata fará testes físicos específicos para o nervo ciático, além de testar também a força muscular e a sensibilidade. Os exames de imagem como ressonância magnética, radiografia ou tomografia computadorizada são exames complementares e podem ser solicitados pelo fisioterapeuta osteopata com o objetivo de somar à sua avaliação e descartar outras possibilidades como tumores e fraturas.  

TRATAMENTO PARA A DOR NO CIÁTICO

A osteopatia é uma excelente forma de tratamento para a dor no ciático. Com técnicas e movimentos suaves e direcionados, o osteopata consegue aliviar as tensões que causam a compressão do nervo e aliviar as dores, devolvendo ao paciente a sua independência e autonomia.

Tags :

Patologias

Sobre

Autor: Dr. Rodrigo Vaz

Graduado em fisioterapia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e em osteopatia pela Escola de Osteopatia de Madrid, além de ter formação também de RPG (reeducação postural global), tratamento da escoliose, tratamento da dor, terapia manual e pilates.